Ativa investe em novo centro de distribuição e projeta crescimento de 18% ainda em 2012

Com o objetivo de agilizar o sistema de cross docking e a comunicação com as 23 filiais, empresa dobra tamanho do centro de distribuição em São Paulo.

Para acompanhar o constante aquecimento dos setores de medicamentos e cosméticos, concretizar a entrada em novos segmentos e atingir a meta de crescimento de 18% ainda em 2012, a Ativa Logística um dos maiores operadores logísticos brasileiros nos segmentos de medicamentos e cosméticos - investiu na duplicação do centro de distribuição em São Paulo.


Com um espaço de mais de 25.300 m² e cerca de 13 mil m² de área construída, o novo CD abriga 24 docas para carregamento, 14 para descarregamento e 14 para transferência. A montagem da nova estrutura foi projetada para atender o sistema de distribuição que permite que a mercadoria recebida seja redirecionada de forma mais ágil, sem armazenagem prévia (Cross Docking). A distribuição entre São Paulo e as 23 filiais, localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, movimenta cerca de oito mil toneladas ao mês, número considerável já que trata-se, na maior parte das vezes, de pequenos packs, como cosméticos, medicamentos e correlatos. Em Itapevi, o centro de distribuição e armazenagem da empresa comporta cerca de 5 mil posições paletes – número significativo para o mercado.

Com o novo investimento em infraestrutura, tecnologia e gerenciamento de risco, a Ativa pretende aumentar em 30% a sua capacidade de logística e processamento de entrega. Entre as instalações da nova estrutura, ganha destaque a área Farma da empresa. Além disso, toda a unidade conta com monitoramento eletrônico 24 horas, com sistema de câmeras, alarmes e monitoramento externo.

Além do novo CD, a Ativa também pretende investir na renovação e ampliação de sua frota por meio do BNDES Finame (linhas de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento). Um dos principais focos de atuação da empresa é o setor de HPC, (higiene, perfumaria e cosméticos), que tem perspectivas de faturar R$50 milhões até 2015, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em parceria com a consultoria Booz & Co. Classificada entre as líderes do segmento, a empresa atende integralmente todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a armazenagem e o transporte de medicamentos e cosméticos.

De acordo com o diretor da Ativa Logística, Newton Tosim, a montagem do novo centro de distribuição já estava nos planos da empresa desde 2011. “Para concretizar nossas metas de crescimento, pretendemos ampliar nossa atuação para outros segmentos como o têxtil e calçados, entre outros. Além disso, nossa nova estrutura também está preparada para atender as necessidades do mercado, incluindo, o aumento do volume de cargas de épocas sazonais como o fim de ano”, afirma.

 

 

 

 

 
Hosting: Ilimitada Hosting Chile VPS